Produções do curso “Clínica lacaniana dos modos de gozo” (2023)

Produções vindas dos trabalhos do curso “Clínica lacaniana dos modos de gozo” realizado em 2023.

Download em PDF

O arrebatamento como acontecimento de corpo

Ana Paula Ribeiro de Oliveira
Cláudio Teles de Tolêdo Bernardes
Lívia Serretti Azzi Fuccio

Resumo: O presente texto trabalha a noção de arrebatamento enquanto acontecimento de corpo, a partir da homenagem de Jacques Lacan a Marguerite Duras, assim como sobre o que ele nos diz a respeito do gozo dos místicos. Destarte, foi destacada a distinção da noção de objeto a na fórmula da fantasia e na opacidade do corpo vivo.
Palavras-chave: arrebatamento, acontecimento, gozo, corpo, objeto a

Abstract: This text works on the notion of ravissement as a body event, based on Jacques Lacan’s tribute to Marguerite Duras, as well as on what he tells us about the jouissance of mystics. Thus, the distinction between the notion of object a in the fantasy formula and in the opacity of the living body was highlighted.
Keywords: ravissement, event, jouissance, body, object a


Download em PDF

A mulher e o amor: a devastação como modo de gozo do feminino?

Eliana Olimpio
Diana Lídia da Silva
Gabriella Nazário Cirilo
Isaltina Barbosa Marins
Randra Souza Feitoza Machado Gondouin

Resumo: O presente trabalho indaga sobre A mulher e o amor, a partir da Psicanálise. Em um breve percurso pelas obras de Sigmund Freud a Jacques Lacan, bem como de seus leitores, surge a questão: Amor que se traduz em devastação, que carrega em si a condição do ilimitado: seria esse um modo de amar a partir do gozo feminino?Palavras-chave: amor, gozo, devastação, mulher, feminino.

Abstract: This work inquires about Women and Love, from Psychoanalysis. In a brief journey through the works of Sigmund Freud to Jacques Lacan, as well as his readers, the questionarises: Love that translates into devastation, that carries within itself the condition of theunlimited: would this be a way of loving based on feminine jouissance?
Keywords: love, jouissance, devastation, woman, feminine.